Todos estamos sujeitos a imprevistos ou mudanças de planos. Em alguns casos, precisamos adiar um projeto para conseguir arcar com despesas não previstas ou, ainda, queremos priorizar uma oportunidade imperdível. Assim, muitas pessoas decidem não dar continuidade ao consórcio.
Nesses casos, sempre surge a dúvida: é possível transferir a cota para outra pessoa? A resposta é: sim, é possível fazer a transferência de consórcio. No entanto, é preciso prestar atenção a uma série de fatores e ter bastante cuidado ao fazer essa transação.
Quer saber quais são as vantagens e como transferir sua cota com segurança e rapidez? Então, não deixe de acompanhar o post até o final.
O que é transferência de consórcio?
A transferência de consórcio nada mais é que a venda da cota para uma terceira pessoa. Isso significa que ao transferir sua cota, você ficará isento das obrigações e direitos, pois eles passam a ser do comprador.
Inclusive, a transferência é autorizada pela Lei 11.795/2008, a chamada Lei dos Consórcios. O artigo 13 diz que “Os direitos e obrigações decorrentes do contrato de participação em grupo de consórcio, por adesão, poderão ser transferidos a terceiros, mediante prévia anuência da administradora”.
Ou seja, a transferência é permitida, desde que o contrato do consórcio não estipule o contrário. Mas, não se preocupe, praticamente todas as administradoras permitem. Isso porque a venda também é interessante para elas. Afinal, não é do interesse ter um participante que não arque com o pagamento das parcelas.
De todo modo, é sempre importante analisar bem o contrato antes de assiná-lo e consultá-lo sempre que tiver alguma dúvida.
Quais são as vantagens?
Como mencionamos no início, há diversos motivos pelos quais as pessoas desistem de continuar em um grupo de consórcio. Ao transferir a cota, há vários benefícios, como:
- ficar desobrigado de pagar as parcelas futuras;
- conseguir reaver o dinheiro já pago;
- não ter o nome negativado.
Aliás, uma das grandes preocupações de quem quer transferir a cota de consórcio é se conseguirá reaver o valor pago pelas prestações anteriores. Então, pode ficar tranquilo, pois você não perderá esse dinheiro.
Como transferir o consórcio de forma segura?
A melhor opção para transferir sua cota de consórcio é optar por uma empresa especializada e de confiança, como a Concash. A propósito, é possível transferir uma cota ativa, inadimplente ou mesmo cancelada. E o melhor é que o processo é muito fácil e rápido. Basta seguir os seguintes passos:
- entre no site da Concash;
- preencha os dados e simule a venda;
- aguarde a proposta através dos canais de contato informados;
- reúna a documentação solicitada;
- após a assinatura do contrato aguarde o pagamento, que será feito em poucos dias , diretamente na sua conta bancária.
Portanto, a transferência de consórcio é possível e autorizada pela legislação. Desse modo, caso você tenha mudado de planos, ficará desobrigado a continuar o pagamento das parcelas e, ainda, conseguirá reaver o valor já pago. Mas, para isso, é indispensável contar com uma empresa idônea e de renome no mercado.
Então, entre em contato com a Concash agora mesmo e saiba como podemos ajudar você!