Muitas pessoas optam pelo consórcio para adquirir uma casa, apartamento, carro ou outros bens. No entanto, durante o processo, há quem desista de continuar participando, seja por problemas financeiros, mudança de planos ou qualquer outro motivo.
Nesses casos, há a opção de transferir a cota para outra pessoa. Para isso, é necessário fazer um contrato de cessão de cotas de consórcio. Como assunto gera muitas dúvidas, nós preparamos este conteúdo completo para que você entenda tudo sobre o tema. Acompanhe!
O que é contrato de cessão de cotas de consórcio?
Quando uma pessoa decide não mais participar de um consórcio, pode transferir a sua cota para outra pessoa ou empresa. Isso se chama cessão de cota. Mas, para fazer essa transferência de forma segura, é preciso elaborar um contrato. Nesse documento deverão constar todas as condições da transação, incluindo data, valor, forma de pagamento, entre outros.
Vale lembrar que o contrato conta com duas partes, que são os envolvidos na transferência. São eles:
- cessionário — quem está adquirindo a cota, ou seja, o comprador;
- cedente — aquele que está cedendo a cota, ou seja, o vendedor.
Há muita confusão entre esses dois termos. Por isso, é importante que você compreenda bem. Por exemplo, se é você quem está desistindo do consórcio e quer vender sua cota, então você é o cedente e a pessoa ou empresa quem está comprando sua cota é o cessionário.
Quando ele é feito?
Quando você compra uma cota de consórcio, é feito um contrato com todos os detalhes da modalidade: valor e quantidade das parcelas, vencimento delas, prazo do consórcio, valor da carta de crédito, condições de participação nas assembleias, datas de realização das assembleias entre outros pontos.
Nesse contrato também constam suas obrigações e seus deveres enquanto participar do consórcio. Desse modo, quando você decide não mais fazer parte do grupo, é necessário fazer um novo contrato, chamado de Contrato de Cessão de Cotas de Consórcio.
Esse documento é imprescindível tanto para garantir que você receberá o valor devido quanto para atestar que você não será mais o responsável pelo pagamento das parcelas futuras.
Como a Concash pode ajudar?
Com a Concash você pode vender sua cota de consórcio de uma forma completamente segura, transparente e rápida. Aliás, nós compramos cotas ativas, inadimplentes ou, até mesmo, canceladas. E tudo é feito dentro da legalidade e com os contratos necessários para assegurar uma transação segura e eficaz. Para vender sua cota, basta entrar em nosso site, enviar sua proposta e os documentos solicitados. Em poucos dias o pagamento será feito direto em sua conta bancária.
Portanto, o contrato de cessão de cotas de consórcio é o documento que comprova que você transferiu sua participação para um terceiro. Com ele, você fica desobrigado a pagar as parcelas futuras e, ainda, garante o recebimento pela cota transferida. Mas, para que seja uma negociação segura, é fundamental contar com uma empresa idônea e de renome no mercado.
Então, entre em contato com a Concash e saiba como podemos ajudar você!