Quer descobrir a diferença entre consórcio e financiamento? Então você veio ao lugar certo! O artigo de hoje foi feito para você que está na dúvida sobre adquirir aquela cota de consórcio ou realizar um financiamento. Vamos analisar as principais vantagens, diferenças e precauções ao escolher entre essas duas opções disponíveis.
Tudo sobre consórcio
O consórcio é uma modalidade de compra planejada e colaborativa. Nele, um grupo de pessoas interessadas em adquirir um bem ou serviço, como por exemplo um carro, uma casa ou uma cirurgia plástica, se reúne e forma um fundo comum. Esse fundo é de responsabilidade da administradora de consórcios. Mensalmente, os participantes desses grupos pagam uma parcela que contribui para esse fundo.
A cada mês, através de sorteios ou lances, um ou mais membros são contemplados e podem utilizar o valor do fundo para comprar o bem desejado. Mas nem todos os participantes são contemplados de imediato, podendo levar um tempo até que todos recebam o crédito.
E financiamento?
O financiamento, por sua vez, é uma operação de crédito realizada por instituições financeiras, como bancos ou financiadoras. Nesse caso, o comprador interessado em adquirir um bem toma emprestado o valor necessário para a compra, realizando o pagamento desse montante acrescido de juros ao longo do tempo de contrato.
As parcelas são fixas e mensais, e ao final do contrato, com o bem completamente quitado, ele passa a ser de propriedade do comprador. O financiamento é uma opção mais rápida para adquirir um bem, permitindo que você o utilize desde o momento da compra, mas é importante considerar os juros elevados, que encarecem o valor total do bem.
A escolha entre consórcio e financiamento depende das necessidades e possibilidades de cada pessoa. Mas é fundamental analisar as condições, taxas, prazos e custos envolvidos antes de tomar uma decisão.
Vantagens do consórcio
As vantagens do consórcio são muitas. Entre elas, a ausência de juros, o que torna o consórcio uma opção mais econômica do que o financiamento, além da possibilidade de se programar para a compra sem comprometer o orçamento de imediato. Ao optar por um consórcio para adquirir o seu bem ou serviço, é importante lembrar que pode ser uma escolha mais demorada para quem tem pressa em adquirir o bem, pois a contemplação pode levar algum tempo.
Posso desistir do consórcio?
Se por algum motivo você precisar desistir do seu consórcio, fique tranquilo! É possível vender a cota ativa, inadimplente ou cancelada. Mas é preciso ficar atento e pesquisar parceiros da sua Administradora. A Concash, por exemplo, já atendeu mais de 35 mil famílias de forma rápida e segura.
Se você quer vender um consórcio de moto, automóvel, imóvel ou serviço, clique aqui e simule sem compromisso. Caso aceite a proposta, a Concash entrará em contato e irá resolver a sua situação junto à sua Administradora. Após a assinatura do contrato, o seu dinheiro estará disponível em poucos dias.
Posso primeiro ir no banco e verificar concash?