Conhecer novos lugares e passar momentos inesquecíveis com a família é o desejo de muitas pessoas. Afinal, essa é a melhor forma de criar memórias afetivas das quais vamos nos lembrar sempre. Entretanto, juntar dinheiro para viajar pode ser um grande desafio.
Afinal, normalmente focamos nas despesas do dia a dia e, desse modo, precisamos adiar esse sonho. Mas saiba que com algumas atitudes simples e disciplina é possível se organizar financeiramente e finalmente planejar o roteiro junto com a família.
Quer saber como? Acompanhe o post e confira 4 dicas valiosas!
1. Utilize a regra 50-30-20
Essa regra é muito fácil de ser colocada em prática e gera resultados excelentes. Ela consiste em destinar uma porcentagem da sua renda para 3 áreas da sua vida. São elas:
- 50% para despesas fixas e essenciais — são aqueles gastos necessários, como os com moradia (aluguel, taxa de condomínio ou parcela do financiamento), transporte, supermercado, contas de energia, água, entre outros;
- 30% para despesas variáveis e não necessárias — são gastos não essenciais para a sua sobrevivência, mas aumentam seu bem-estar, como TV por assinatura, lazer, comida por delivery, assinatura de serviços de streaming, academia, entre outros;
- 20% para reserva financeira ou projetos — aqui entra a parte que você reservará para fazer a viagem dos sonhos com a família. É importante colocar esse dinheiro em uma conta separada, pois se deixar na conta corrente, é bem provável que você acabe gastando.
Essas porcentagens não são fixas. São um valor aproximado. Portanto, sinta-se à vontade para alterá-las conforme a sua realidade. Porém, mantenha a disciplina de segui-las todos os meses e não as alterar mensalmente.
2. Reveja os gastos desnecessários
Outra maneira muito boa para economizar e conseguir juntar dinheiro para viajar é rever os gastos desnecessários. Acredite: sempre há como cortar despesas. Para isso, elabore uma planilha ou mesmo uma lista simples e registre todos os gastos que você tem mensalmente.
Em seguida, analise cada um deles e observe quais podem ser diminuídos ou, até mesmo, cortados. Um exemplo é o consórcio. Se as parcelas estão pesando em orçamento, há a possibilidade de vender a sua cota. Assim, você conseguirá resgatar o dinheiro já pago e poderá utilizá-lo para viajar com a família.
3. Quite suas dívidas
Caso você tenha dívidas, é importante quitá-las o quanto antes. Você pode procurar por uma renegociação ou, ainda, utilizar o valor resgatado da venda do consórcio para fazer o pagamento.
Outra alternativa é utilizar a regra que comentamos no início, a 50-30-20 e destinar uma parte para o pagamento da dívida.
4. Estabeleça uma meta
Também é fundamental estipular uma meta, ou seja, definir uma quantidade que você deverá poupar para conseguir realizar a viagem dos sonhos. Para isso, defina o destino e faça um levantamento de todos os gastos que terá durante o trajeto e a estadia. É importante levar em consideração que sempre estamos sujeitos a imprevistos. Então, acrescente um valor para essas situações.
Viu como pode ser fácil juntar dinheiro para viajar? Como dissemos, são práticas bem simples, mas que certamente ajudarão você a se organizar financeiramente. Para isso, mantenha a disciplina nos novos hábitos e você rapidamente conseguirá conquistar esse sonho junto com a família.
Gostou das dicas? Então, compartilhe o post nas redes sociais e ajude outras pessoas a poupar para alcançar o que tanto desejam.