Podendo ser um grande passo inicial para quem almeja ter uma casa, um carro, um apartamento ou ainda um serviço, o consórcio ajuda especialmente aquele que procura por um baixo custo. Isso porque não exigem valores de entrada, contam com menos burocracia e, ainda, possibilitam que você ganhe dinheiro com ele.
Porém, além do gerenciamento financeiro, manter um consórcio requer bastante disciplina. Saber o que fazer quando as mensalidades atrasam é muito importante. Mas, você sabe o que pode fazer quando estiver com a parcela do consórcio em atraso? Acompanhe o post e conheça as possibilidades!
Como funciona um consórcio?
Vamos começar pelo simples exemplo: imagina uma pessoa que quer um carro que custa R$ 60 mil, mas não possui o dinheiro para pagar à vista e nem a entrada. No entanto, consegue pagar R$ 1500 todo mês. Nessa situação, quarenta pessoas na mesma condição se reúnem e, durante o período de 40 meses, conseguem comprar 40 carros que serão, um a um, sorteados ao longo dos meses entre as pessoas do grupo.
Então, o consórcio funciona como uma poupança em grupo, pois, ao comprar uma cota, você contribui mensalmente para aquisição dos bens ou dos serviços consorciados. Somadas todas as contribuições, forma-se a poupança, conhecida como fundo comum, de onde saem os recursos para aquisição dos bens.
O que fazer caso atrase a parcela do consórcio?
Como qualquer parcela em atraso, há certas consequências. A primeira delas são as multas e os juros, variando entre 1% de moratória ao mês e mais uma porcentagem na casa dos 2% a depender da quantidade de parcelas atrasadas.
Com o passar do tempo de inadimplência, o consorciado pode sofrer desde a proibição da participação dos sorteios ou a proibição de ofertar lances até que seja quitada a dívida. Em casos de atraso por mais tempo, a cota do consórcio pode até mesmo ser cancelada.
Neste caso, o que pode ser feito é providenciar a reativação do mesmo o quanto antes, fazendo a quitação sua dívida, algo que é normalmente possível na maior parte das administradoras. Esse processo não costuma ser imediato. Porém, uma vez que você reative sua cota e mantenha o pagamento das seguintes em dia, poderá voltar a participar normalmente dos sorteios e de dar lances.
Outra possibilidade é a venda da sua cota em atraso, o que permite que você resgate boa parte do dinheiro que já investiu, caso não consiga (ou não queira) mais pagar as parcelas futuras nem as que estiverem em atraso.
Por fim, vale ressaltar que parcelas do consórcio em atraso podem não somente gerar multas e juros, mas também fazer com que você tenha a cota cancelada e, até mesmo, o nome negativado. Por isso, é importante manter o pagamento em dia ou recorrer a alternativas, como a venda da cota.
Afinal, todos sabemos que imprevistos podem acontecer e, independente da situação, a Concash está aqui para ajudar e auxiliar neste período, sendo uma excelente empresa de confiança para solucionar seu problema com rapidez e segurança.