O consórcio é uma das formas mais interessantes de investir na aquisição de um bem ou serviço. É uma ótima opção para quem quer fugir de empréstimos e financiamento. É prático, confiável e funciona muito bem quando todos cumprem sua parte.
Para viabilizar o pagamento da carta de crédito, os participantes pagam o valor de uma mensalidade, que será utilizada para compor o fundo comum do consórcio.
Ele é uma das bases de funcionamento deste serviço, sabia? E, por isso, entender mais sobre ele é fundamental para entender sua responsabilidade em pagar as parcelas e como isso pode prejudicar sua experiência e a de todo o grupo.
Entenda tudo sobre o assunto a seguir! Boa leitura.
O que é o fundo comum de um consórcio
O fundo comum é o montante formado pelo pagamento das mensalidades de todos os participantes do fundo, destinado para a aquisição de um bem ou viabilização de um serviço. Ou seja, todos contribuem para que seja possível pagar os prêmios, cartas de crédito para quem terminou o pagamento das mensalidades e garantir a saúde financeira do grupo.
Sua formação é a responsável, por exemplo, pelos valores que serão pagos para aqueles que foram contemplados em sorteios ou que conseguem a antecipação da carta por meio de lance.
O que acontece se você deixar de pagar a mensalidade?
Para que o grupo funcione bem, é preciso que todos mantenham sua responsabilidade em dia. Isso porque, caso alguns não realizem o pagamento de forma adequada, todos podem sair perdendo.
Vamos entender o que acontece neste caso a seguir.
Prejuízos para o consorciado
Quando o consorciado não paga a sua mensalidade em dia, em primeiro lugar, ele deve pagar juros e multa sobre o valor original. E, dependendo do tempo de atraso e o que estiver previsto em contrato, poderá, até mesmo, ser excluído do grupo.
Sem as mensalidades em dia, há também outras consequências: por exemplo, você não poderá fazer parte dos sorteios ou dar lances para ter chances de antecipar a contemplação. Só é possível fazer parte quando você está em dia com suas mensalidades novamente.
Prejuízos para o grupo de consórcio
A inadimplência dos consorciados pode prejudicar fortemente o grupo. Ok, mas você pode perguntar: e o seguro que está incluso na mensalidade, não ajudaria nisso? E o fundo de reserva?
O seguro contempla casos pontuais e poucos atrasos. Se isso acontece de forma recorrente e por um percentual alto de pessoas que fazem isso, o serviço de proteção não consegue dar conta. O mesmo vale para o fundo de reserva.
Com isso, caso o grupo tenha muitos problemas com isso, as chances de que seja necessário realizar um reajuste maior do que o necessário aumenta. Então, se cada um fizer sua parte, o grupo fluirá com maior tranquilidade.
Como evitar prejuízos com a venda de cota de consórcio
Muitas vezes, problemas inesperados acontecem e podem prejudicar nossa capacidade de continuar arcando com as parcelas. Com isso, pode ter mensalidades em atraso e prejudicar tanto você quanto, também, para todos os demais envolvidos.
Para não perder o valor já investido, uma opção é fazer a venda da cota de consórcio. Uma pessoa interessada em entrar no grupo já em andamento (para agilizar a obtenção da carta) pode comprar a sua cota e dar continuidade ao processo.
Com isso, você recebe o valor já investido e não deixa o grupo em prejuízo. Todos saem ganhando.
Quer fazer a venda da sua cota de consórcio? Conte com a Concash. Entre em contato através do nosso WhatsApp (11) 4040-5686 e vamos conversar sobre o assunto.