7 dicas para conseguir dinheiro para montar seu próprio negócio 7 dicas para conseguir dinheiro para montar seu próprio negócio

7 alternativas de como conseguir dinheiro para abrir um negócio

7 minutos para ler

O empreendedorismo é uma prática muito comum aqui no Brasil. Até o final do ano de 2022, já havia mais de 20 milhões de empresas ativas em nosso país. Mas mesmo com um número tão alto, há quem encontre dificuldade para empreender, e uma delas é como conseguir dinheiro para abrir um negócio.

Por mais que estejamos falando de algo pequeno, ainda assim é preciso fazer investimentos para começar. Eles são destinados, por exemplo, ao ponto que será usado, à compra de maquinários e equipamentos, à contratação de colaboradores, aos cursos de capacitação, ao abastecimento de estoque, entre outros detalhes.

Porém, mesmo que esse pontapé inicial pareça difícil, existem alternativas para conseguir dinheiro para abrir o próprio negócio, e nós preparamos este conteúdo para apresentar para você sete opções. Continue lendo e veja como conseguir capital para sua empresa!

1. Linhas de crédito

Bancos como BNDES, Caixa Econômica Federal e Santander oferecem linhas de crédito para diferentes portes de pessoa jurídica. Mesmo o microempreendedor individual pode obter recursos para estruturar o seu negócio.

A diferença entre as linhas de crédito disponíveis é o limite de valor que cada instituição financeira disponibiliza, assim como a forma de pagamento e ainda as taxas de juros que incidem sobre as mensalidades.

Não podemos esquecer, também, de que os bancos podem liberar linhas de crédito específicas para um determinado perfil de empreendedor, como para o MEI e até mesmo para produtores rurais.

Você pode obter uma linha de crédito específica para montar o capital de giro, também. Ou seja, são diferentes opções que você precisa analisar de acordo com características de cada uma, a fim de verificar qual se encaixa em sua realidade e aquela que é mais vantajosa.

2. Empréstimos

Também tem como conseguir dinheiro para abrir um negócio recorrendo aos empréstimos. Se você ainda estiver começando, pode ser mais difícil obter um empréstimo voltado para o CNPJ, mas existe a possibilidade do crédito pessoal.

Aqui, o limite vai depender da instituição financeira com a qual você vai trabalhar e também do seu próprio score de crédito no mercado. Não se esqueça de que, mais uma vez, haverá variações na forma de pagamento, no prazo oferecido e nas taxas de juros. Analise com bastante cautela esses detalhes para ter certeza de que o empréstimo é vantajoso.

3. Venda de cota de consórcio

Essa é uma excelente alternativa para quem não sabe como conseguir dinheiro para abrir um negócio. Diferente do que acontece com as duas outras opções que citamos, aqui você não entra em dívidas.

Sabe aquele consórcio que você já está pagando há algum tempo? Em vez de esperar a contemplação, pode vender a sua conta para obter de volta o valor que já foi investido. Basicamente, esse consórcio vai atuar como uma poupança para você.

A grande vantagem, como dito, é que com a venda da cota do consórcio você não entra em dívidas logo no começo do seu negócio. Inclusive, ainda acaba se livrando de uma mensalidade que talvez ainda esteja pagando e pode reverter esse consórcio em um investimento que vai ajudar a ganhar mais dinheiro.

Mas não se esqueça de procurar por uma empresa séria para mediar essa negociação. Assim você realiza todo o processo com menos burocracia, mais rapidez e de uma forma transparente.

Você pode fazer a venda da sua cota de consórcio na Concash. São apenas alguns passos realizados pela internet com total segurança para você vender a sua cota ativa, cancelada ou contemplada.

Precisando de um dinheiro extra? Venda seu consórcio com a Concash

A Concash oferece atendimento personalizado e faz o acompanhamento de todas as etapas do processo de venda, inclusive de validação pela administradora do seu consórcio. É uma garantia maior de que a sua mudança de planos vai dar certo!

4. Financiamento coletivo

O financiamento coletivo é popularmente conhecido por outro, nome a famosa “vaquinha”, que hoje em dia acontece principalmente pela internet. Ela funciona de uma forma bem simples. Você faz o cadastro da sua ideia no site, determina o valor que quer arrecadar e o período de tempo para isso. Depois é só compartilhar e esperar as contribuições.

Geralmente, esse projeto começa com auxílio de amigos e familiares, mas você também pode encontrar apoio de pessoas desconhecidas. Vá até as redes sociais, apresente a sua ideia, faça vídeos e crie um sistema de recompensas para quem está contribuindo. Assim você pode conseguir mais adeptos.

5. Economias ou renda extra

Se você não tem como conseguir dinheiro para abrir um negócio e também não quer fazer dívidas recorrendo às linhas de crédito, pode usar aquelas economias que já estão guardadas há algum tempo.

Agora, se você não quer mexer nesse dinheiro, outra alternativa seria conseguir uma renda extra. Assim terá um valor a mais todos os meses e poderá economizar ou investir de imediato na sua ideia de negócio.

Ainda que aparentemente seja um valor pequeno, pode fazer a diferença para você não contrair dívidas. A renda extra pode ser feita de diferentes formas. Algumas pessoas escolhem a internet para produzir conteúdo digital, realizar trabalhos freelancers, dar aulas particulares, entre outros.

Você também pode aceitar encomendas de itens alimentícios, fazer um trabalho informal no final de semana, entre muitos outros. Dependendo do ramo do seu novo negócio, pode até mesmo começar de um jeito mais informal agora para obter esse dinheiro que precisa para abrir a empresa de vez.

6. Sociedades

Também tem como conseguir dinheiro para abrir um negócio dividindo essa ideia com outra pessoa ou com outras pessoas. As sociedades são uma excelente alternativa para ter esse investimento inicial e também uma forma de dividir as responsabilidades da empresa.

Existem várias formas de fazer uma sociedade. Vocês podem dividir todos os custos assim como os ganhos, ou então podem chegar a um acordo de quem vai entrar com o trabalho e quem vai entrar com o dinheiro.

Seja como for, o mais importante é que tudo seja muito bem documentado para que não haja problemas no futuro. Faça um documento firmando essa parceria e registrando com clareza quais são as responsabilidades de cada um dos sócios, inclusive, acrescentando os deveres e os direitos de ambas as partes, assim como as regras para que a sociedade seja mantida e a divisão de ganhos.

7. Investidor-anjo

O investidor-anjo não é necessariamente um sócio da empresa. Na verdade, ele pode investir dinheiro em um negócio de pequeno porte e obter um retorno de até 50% do lucro dessa empresa dentro de um período de 5 anos. Essa atividade é regulamentada pela Lei Complementar 155/2016.

O desafio principal aqui é ter uma ideia que desperte o interesse desse tipo de investidor oferecer apoio financeiro. É muito importante ter um plano de negócios bem estruturado, inclusive uma previsão de lucro, para que esse investidor tenha certeza de que vai conseguir obter retorno com o investimento que está fazendo.

Viu só como conseguir dinheiro para abrir um negócio não é tão difícil quanto parece? A vantagem é que existem vários caminhos e você ainda tem alternativas para não cair em dívidas, como a venda da sua cota de consórcio. Se optar por essa, não se esqueça de que a Concash está aqui para ajudar.

Acesse o site e descubra como funciona a venda de cotas de consórcio e de que maneira a Concash ajuda você em todas as etapas desse processo.

Posts relacionados

Deixe um comentário